financiamentos

O FIES é para todos?

Uma dúvida que muita gente tem é se o FIES é para todos e se é possível para qualquer pessoa conseguir o financiamento de maneira imediata.

A verdade é que, por se tratar de um programa de financiamento público, seria comum pensar que todos teriam direito. Porém, não é bem assim que funciona e o programa tem regras específicas.

Ainda, outro ponto importante é que, a partir de 2021, várias alterações ocorreram no programa. Com a mudança na política educacional, ficou um pouco mais difícil conseguir o financiamento.

Então, vem entender como tudo está funcionando agora.

Quem tem direito ao FIES?

Para ter acesso ao FIES é preciso se enquadrar em algumas situações previstas pelo governo. Assim, atualmente são requisitos para se inscrever no programa:

  1. Estar devidamente matriculado em um curso superior de graduação;
  2. A instituição precisa ser conveniada com o FIES;
  3. A instituição tenha avaliação positiva no MEC;
  4. Ter feito o ENEM a partir de 2010;
  5. Ter obtido média superior a 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação;
  6. Ter renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família.

Tudo isso é preciso para que o candidato possa ter acesso ao programa. Todos podem se candidatar, mas nem todos terão acesso ao financiamento.

Engana-se quem pensa que o FIES é para todos

fies

Quem imagina que o FIES é para todos, em um programa sem regras, muito se engana. Ainda que a ideia seja facilitar o acesso do estudante ao ensino superior, vários limites são impostos.

Então, acima você já tem alguns requisitos que são necessários para poder se candidatar. Por outro lado, o programa ainda prevê quem não pode receber o financiamento de maneira alguma.

Assim, não podem se candidatar ao FIES:

  • Quem tenha trancado a matrícula;
  • Quem já foi beneficiado pelo FIES;
  • Quem tem bolsa, mesmo que parcial, do PROUNI;
  • Quem tem bolsa, mesmo que parcial, do Universidade para todos;
  • Cuja renda bruta familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso.

Ou seja, o FIES traz consigo alguns limites que impedem o acesso ao financiamento em alguns momentos. Por isso mesmo, dizer que se trata de um programa para todos seria um erro.

Conclusão

Como você viu, o FIES é um programa governamental voltado para auxiliar pessoas de baixa renda a acessar o ensino superior. O programa, no entanto, tem requisitos específicos.

Assim, dizer que o FIES é para todos seria um grande erro. O ideal é apontar que se trata de um programa para ajudar pessoas com menos condições financeiras a acessar a educação superior.